domingo, 26 de maio de 2013

2º encontro - Unidade 2


      O 2º encontro, realizado no dia 20/04, referente a Unidade 2 contemplou os temas Planejamento e Rotina no ciclo da alfabetização. As professoras alfabetizadoras enriqueceram o encontro dando contribuições com relatos e exposições de suas atividades! O encontro foi um sucesso!















domingo, 19 de maio de 2013

1º Encontro - Unidade 1


     O 1º encontro trabalhou os temas: Currículo, Concepções de Alfabetização, Avaliação, Direitos de Aprendizagem e apresentar aos professores alfabetizadores fichas de acompanhamento da aprendizagem dos educandos. As professoras alfabetizadoras participaram de dinâmicas, estudos, discussões a fim de aprofundar seus conhecimentos nos temas propostos.






















Ano letivo começou e a SEMEDI implanta em Paranaguá o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. PNAIC


     O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa é compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
   O PNAIC é um programa integrado de ações cujo um dos objetivos contribuem para a alfabetização e o letramento, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.
    Em todo o Brasil, o programa está em 4.997 municípios dos 26 estados mais o Distrito Federal, o que representa 89,8% dos municípios do país.
     Para que o PNAIC seja implementado, desde o anúncio do pacto, em novembro de 2012, o Ministério da Educação (MEC) trabalha na formação de uma rede que envolve estados, municípios, universidades e escolas na capacitação, ensino e avaliação da fase que compreende o ciclo da alfabetização: 1º, 2º e 3º anos da educação básica.
     Em Paranaguá, essa capacitação iniciou-se no sábado 2 de março, nas dependências da FAFIPAR, onde 11 professores orientadores de estudos ministraram o curso de formação para 240 professores alfabetizadores que foram distribuídos em 6 turmas.
      A abertura contou com a presença da direção da SEMEDI, a Superintendente de Políticas Públicas Professora Bianca Cristina Bastos Pinheiro, a Diretora do Departamento do Ensino Fundamental Professora Cândida Maria Coelho Cardoso e a Chefe do Núcleo Regional de Educação em Paranaguá Professora Selma Camargo Meira que ressaltou a importância na parceria entre as redes estadual e municipal.